1 de julho de 2014

No Escuro


       Oi gente linda!
       Hoje vim resenhar o livro "No Escuro" da Elizabeth Haynes, quem também escreveu "Vingança da Maré" e "Restos Humanos". 




       Elizabeth é o tipo de escritora que escreve sobre a realidade brutal e banal ao mesmo tempo. No Escuro retrata a realidade de Cathy, que se recupera (ou apenas se afunda mais) em sua mente.
       Cathy era uma garota bem sucedida e festeira, até que conhece Lee, segurança de uma boate a quem ela se apaixona (mesmo a descrição que a autora faz não sendo extremamente sexy bonito - pelo menos pra mim), e quem tem um emprego extremamente perigoso, segundo ele, que o mantém em segredo. Lee se mostra violento, sádico e extremamente controlador. Depois de quase mata-la - além de estupra-la (várias vezes) - Lee pega apenas 3 anos de cadeia.
       O melhor do livro é que Elizabeth (a quem carinhosamente decidi chamar de Liza) consegue colocar em nossa mente a história de Cathy. O livro é separado em datas alternadas, de 2003 - ano em que Cathy conhece Lee - para 2007 - ano em que Lee é solto da cadeia e volta a persegui-la -. Em 2007, Cathy se muda para um pequeno prédio de 3 andares, onde no primeiro andar quem habita é a Sra. Mackenzie, e o terceiro andar é locado para Stuart, o futuro salvador da vida de Cathy. Ele ajuda-a em seus ataques de pânico, além de mante-la sã após a saída de Lee da prisão.
        O livro é extremamente envolvente, eu estava começando a agir como a Cathy (nunca fiz isso em outra leitura - nem em Harry Potter -), estava até tomando chá (não aprecio muito) em horários regulares, porque ela tinha o ritual do chá, consequência do TOC.
        Recomendo muito esse livro, mas espero que não o leiam em fases delicadas da vida, pois é um livro brutal, que pode infiltrar-se em sua mente e, você querendo ou não, fazer você surtar. Qualquer pessoa que está em situações difíceis ou algo assim, pode se deprimir, por causa de seu conteúdo forte e tocante, do ponto de vista de Cathy.
        Logo mais espero ler mais livros da Elizabeth, e com certeza, depois da história de Cathy, virei uma de suas várias admiradoras. Aproveitem a leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário